Assinatura digital em condições especiais para os associados

Assinatura digital em condições especiais para os associados

A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Lavras (ACIL) e a Protense firmaram uma parceria que irá facilitar o acesso dos associados à certificação digital na própria secretaria da entidade e em condições especiais.

O certificado digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídica. Com essa autenticação é possível para as empresas realizarem uma série de transações fiscais obrigatórias. Trata-se de um tipo de autenticidade eletrônica com validade jurídica em âmbito nacional, conhecida hoje como assinatura digital qualificada.

Com ela, o usuário pode assinar qualquer tipo de documento, firmar contratos, realizar transações comerciais de compra e venda, inclusive de importação e exportação, sem a necessidade de autenticação em cartório. Tudo digital.

A assinatura digital serve também para que contadores realizem a transmissão de dados dos clientes nas instâncias municipal, estadual e federal, eSocial, NFe e cupom fiscal. Possibilita que os advogados tenham acesso aos processos nos tribunais, que engenheiros possam assinar projetos e até para venda de veículos sem a necessidade de reconhecimento de firma, já que o DETRAN, assim como outras instituições estão modernizando-se e digitalizando seus processos.

Outra vantagem da utilização da assinatura digital está na agilidade das operações, pois não necessita de autenticação em segunda etapa como, por exemplo, reconhecimento facial. Isso gera praticidade, conforto e segurança aos usuários.

Na área empresarial, a utilização da assinatura digital é uma obrigação para muitas operações, tendo em vista que as Juntas Comerciais exigem a certificação digital para abertura, fechamento ou mesmo alterações cadastrais nos contratos sociais das empresas.

Modelos de Certificado Digital

Existem quatro tipos básicos de certificação digital disponíveis no mercado, com valores à partir de R$ 115,00. Os modelos com menor valor são os em arquivo digital com validade de 12 meses.

Trata-se de um "programa" que pode ser instalado no computador para ser usado sempre que necessário. Este modelo de certificado pode ser instalado em vários dispositivos, e ser usado simultaneamente em todos, à partir de uma cópia de segurança.

O modelo em cartão com chip (semelhante aos cartões bancários) e o modelo em token (uma espécie de pendrive) são chamados modelos A3, pelo seu nível de segurança. Nestes dois modelos, o certificado digital é inserido dentro dessas mídias e é acessível através de uma senha que precisa ser digitada sempre que o certificado digital for utilizado. Estes certificados podem ter validade de 1, 2 ou 3 anos.

O quarto modelo foi lançado mais recentemente. É o modelo em nuvem. Neste tipo de certificado digital, basta que você utilize o seu celular como forma de autenticação para poder utilizar o certificado, assinando documentos e realizando acessos sem a necessidade de ter o certificado fisicamente com você, seja por meio de cartão, token ou arquivo instalado no computador. O certificado em nuvem pode ser válido por 1, 2 ou 3 anos.

Parceria com a ACIL

A parceria firmada entre a ACIL e a Protense tem como objetivo facilita o acesso dos associados ao certificado digital. Para tal, além de desconto direto no valor do certificado, a Protense disponibilizou pessoal qualificado para atendimento na sede da Associação Comercial. Tudo para agilizar a aquisiação das soluções tanto para empresas quanto pessoas.

Protense

Com 12 anos de atuação no mercado de tecnologia, oferecendo informações sobre análise de crédito e cobrança, consultoria, certificação digital e soluções online, a Protense traz soluções completas em tecnologia da informação de maneira personalizada, simples e sustentável, gerando valor e competitividade para seus clientes, parceiros e colaboradores.

A empresa possui sede em Varginha e uma rede com 33 unidades físicas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O escritório da Protense em Lavras está localizado na Rua Costa Pereira, 45, sala 403, Centro, no prédio da ACIL. O telefone para contato é (35) 3821-2338.

Fonte: Jornal da ACIL, ano VI, número 19.