POR QUE EU PRECISO CONSULTAR MEUS CLIENTES?

Se sua empresa vende à prazo e possui um sistema de crediário próprio, você está assumindo um risco: do seu cliente não te pagar quando vencer as parcelas.

Ou seja, quando você recebe um cheque (à vista ou predatado), faz “notinhas”, tem um carnê próprio, vende parcelado no boleto, transferência bancária, etc. você está dando um voto de confiança ao seu cliente acreditando que ele pagará futuramente pelo que está comprando agora.

Mas como confiar em alguém que você ainda nem conhece ou conhece pouco?

Hoje, as relações entre compradores e vendedores são muito diferentes de antigamente. Os clientes nos encontram pela internet, por exemplo, e muitas vezes realizamos negócios com pessoas e empresas em outras cidades ou mesmo países.

Conhecer bem o seu cliente é fundamental para uma venda segura. E para fazer isso, temos umas dicas para você.

Quero conhecer os relatórios de crédito

 

O que é análise de crédito?

Análise de crédito é o processo pelo qual o comprador, seja ele pessoa ou empresa, passa quando quer comprar algo ou fazer um empréstimo.
Essa análise é feita por quem está concedendo o crédito ou vendendo algo, para saber quais riscos ele corre na transação.

O objetivo da análise de crédito é garantir o recebimento do crédito ou venda. 

Como funciona a análise de crédito?

Quando vamos fazer a análise de crédito de uma pessoa ou empresa, costumamos avaliar os 5 "C"s do crédito:

  1. Caráter;
  2. Condições;
  3. Capacidade;
  4. Capital;
  5. Colateral.

Este sistema funciona tanto para análise de crédito de pessoas físicas quanto jurídicas.

O CARÁTER se refere ao comportamento da pessoa ou empresa em relação aos compromissos assumidos. Se eles são pagos em dia ou com atraso, se há dívidas vencidas e há quanto tempo estão vencidas.

Para se conhecer o caráter do seu cliente, é importante contar com uma consulta de crédito completa, abrangente e atualizada.

Os relatórios Protense mostram dívidas vencidas com bancos e com o mercado em geral, protestos, cheques sem fundo, ações executivas, ações de recuperação judicial e falência e participação em insucessos empresariais (no caso de pessoas físicas).

E você escolhe dentre diversos tipos de relatórios, qual é o mais adequado para cada tipo de venda. 

CONDIÇÃO é a situação financeira do seu cliente no momento. Qual o contexto econômico que ele vivie. Se seu cliente é uma empresa, como está o mercado no qual ele atua? Qual a sua capacidade de pagamento? Se o que ele está comprando de você, impacta na sua geração de receita.

Se seu cliente é uma pessoa, qual é a fonte de renda dela? É estável ou variável?

Já a CAPACIDADE diz respeito à capacidade do seu cliente de pagar o que está comprando.

Qual é o seu poder de compra? É preciso avaliar os compromissos já contraídos pelo seu cliente, o fluxo de vencimento destes compromissos, quanto da renta ou receita do seu cliente já estão comprometidos.

A avaliação da capacidade do cliente é feita através de comprovantes de renda, holerites, escrituras de bens e para empresas são analisados os balanços, demonstrações de resultado e fluxo de caixa.

CAPITAL pode ser avaliado pelos mesmos documentos utilizados para verificar a capacidade de pagamento do cliente. Analiser o capital é compreender quão sólido financeiramente seu cliente é. Se é uma empresa, verificamos sua rentabilidade, seu endividamento.

Se é uma pessoa, se o seu salário é fixo ou sofre variações, se sua renda já está muito comprometida com despesas e compromissos já assumidos.

E por último, COLATERAL são as garantias que o cliente pode oferecer e que podem ser atreladas à venda, como imóveis ou outros bens, fiadores, avalistas, etc.

Toda venda, por menor que seja seu valor, precisa ser analisada com cuidado para se evitar inadimplência.

Fazer uma ficha cadastral do seu cliente, soliictar documentos que comprovem a veracidade das informações dadas pr ele e realizar a consulta de crédito em um sistema confiável, são passos que permitirão a você realizar vendas com mais segurança.

Como a Protense pode me ajudar a vender com mais segurança?

Nós somos especialistas em análise de crédito. Atuamos neste mercado há mais de 10 anos e temos uma vasta experiência em análise de crédito e cobrança.

Além de oferercermos as melhores ferramentas do mercado para análise de crédito, com informações completas, atualizadas e abrangentes, oferecemos treinamentos para o uso do sistema e interpretação dos dados, para que você sabe como tire o melhor proveito dos relatórios e tenha uma metodologia de análise consistente e segura.

Dessa forma, sua empresa vende com mais segurança e usa os relatórios de forma consciente e adequada a cada tipo de venda, economizando no processo de análise dos clientes mas sem perder a qualidade.

O que é uma política de crédito?

É uma ferramenta estratégica que objetiva padronizar a forma como uma empresa concede crédito (realiza suas vendas).

Trata-se de um conjunto de regras e processos que são utilizados para se analisar os clientes e definir se a venda será feita e de que forma (parcelamentos, garantias solicitadas, limites de crédito, meios de pagamento, etc.).

A política de crédito precisa estar alinhadas com o plano estratégico da empresa e seus obetivos e deve ser revisada periodicamente para que se mantenha efetiva e atualizada.

Se a sua empresa quer ter uma política de crédito personalizada, a Protense te ajuda!

Com uma metodologia inovadora, somos especialistas na construção de políticas de crédito que se adequam às necessidades de nossos clientes.

Realizamos um diagnóstico completo da empresa, montamos a política de crédito, treinamos as equipes envolvidas e acompanhamos a implementação.

 

Quero orçar uma política de crédito personalizada