O que é o Certificado Digital?
O Certificado Digital Protense é a sua identidade no mundo digital.
O certificado digital é como se fosse sua carteira de identidade e ele contém seu nome, número de CPF (ou CNPJ, no caso dos certificados digitais para empresas), e-mail e dados de outros documentos como RG, PIS/NIS/CEI, CAEPF, se você desejar informá-los.
Além disso, cada certificado digital possui um conjunto de números exclusivo chamado par de chaves que é o que garante toda a segurança criptográfica dele.
Um documento eletrônico assinado com o certificado digital tem a mesma validade jurídica de um documento físico assinado e com firma reconhecida em cartório.
Os certificados digitais no padrão ICP-Brasil foram instituídos pela MP 2.200/2 de 24/08/2001.
A ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) é uma cadeia hierárquica e de confiança que regulamenta a emissão de Certificados Digitais para identificação virtual do cidadão.
Ela é a primeira autoridade da cadeia de Certificação e é quem executa as Políticas de Certificados e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. É a ICP-Brasil quem emite, expede, distribui, gernecia e revoga os Certificados das Autoridades Certificadoras que estão diretamente vinculadas a ela. Se desejar saber mais sobre a estrutura da ICP-Brasil, clique aqui.
Benefícios do certificado digital
A certificação digital tem trazido inúmeros benefícios para os cidadãos e para as empresas que a adotam.
Um documento assinado com certificado digital tem sua autencidade, integridade e validade jurídica garantidas e, por isso, é a forma mais segura de se autenticar e transacionar na internet.
Isso permite que o certificado digital possa ser utilizado para inúmeras finalidades, permitindo:
- Redução de custos;
- Otimização de processos;
- Aumento da segurança em acessos e identificação dos usuários em sistemas;
- Redução de fraudes e muito mais.
Por isso, o certificado digital é utilizado para:
- Acessar serviços através de portais governamentais;
- Emitir notas fiscais eletrônicas; Conhecimento Eletrônico de Transporte - CTe;
- Assinar contratos e outros documentos;
- Acessar o PJe – Processo Judicial Eletrônico;
- Assinar prontuários médicos, receitas e demais documentos médicos;
- E diversas outras funcionalidades.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre certificados digitais, está na hora de escolher qual modelo é ideal para você.
Primeiramente, os certificados digitais se dividem entre certificados emitidos para pessoas (e-CPF e suas variantes: e-ADV, e-MED, e-CONT) e certificados para empresas/instituições (e-CNPJ e suas variantes: NFe).
Depois temos a classificação quando ao modelo do certificado digital. Este pode ser A1 ou A3.
O certificado digital modelo A1 é instalado diretamente no dispositivo onde será usado, computador, smartphone, etc. e possui validade de 01 ano.
Já o certificado digital modelo A3 deve ser instalado em uma mídia criptográfica como um smartcard (cartão inteligente), token, HSM (Hardware Security Module - dispositivo físico de armazenamento de chaves criptográficas). Este modelo pode ter validade de 01 até 05 anos.
Com a Protense, você pode comprar todos estes modelos de certificados digitais. E ainda pode escolher se quer emitir seu certificado presencialmente, indo até uma de nossas unidades ou solicitando nossa visita presencial à sua residência ou escritório.
Ou se prefere fazer sua emissão por videoconferência.
A videoconferência é a mais nova modalidade de emissão para os certificados digitais. Você emite seu certificado digital com segurança e comodidade. Saiba mais.
Conheça um pouco mais sobre cada um destes modelos de certificado e escolha o que melhor atende às suas necessidades.