Ter uma política de análise de crédito é fundamental para sua empresa evitar perdas com inadimplência. E sobretudo com fraudes.
Isso mesmo! A análise de crédito tem como um dos objetivos ajudar você a identificar clientes fraudadores e evitar perdas vendendo para eles.
Diferente de um cliente inadimplente que não teve condições de pagar pelo que comprou por algum motivo, o fraudador não tinha nenhuma intenção de pagar pela sua compra, tendo como objetivo gerar o prejuízo intencionalmente a quem lhe vendeu.
E se você efetuou uma venda para um golpista, suas estratégias para recuperação deste prejuízo deverão ser tomadas em âmbito criminal.
Mas mesmo a melhor política de crédito não garante que você não terá nenhum cliente inadimplente.
Isso porque as situações podem mudar. Por isso, que é preciso consultar os clientes a cada compra que eles fizerem.
Mas chegou o dia de receber do seu cliente e ele não te pagou. O que fazer?
Se você fez o cadastro do seu cliente e analisou o crédito ao vender, você tem grandes chances de receber.
TIPOS DE INADIMPLENTES
Há quatro perfis básicos de inadimplentes.
DEVEDOR VICIADO: Este é o menos problemático apesar do nome. Ele não se torna inadimplente por falta de recursos para cumprir com seus compromissos. Sua inadimplência é decorrente de falta de organização, esquecimentos.
Estes devedores geralmente tentam negociar a isenção de juros mas costumam pagar numa primeira cobrança ou até antes, sem maiores complicações.
DEVEDOR OCASIONAL: Diferente do primeiro perfil, o devedor ocasional costuma ser organizado com suas contas, procurando sempre mantê-las em ordem. A inadimplência neste caso, acontece por algum motivo pontual.
Este inadimplente costuma se melidrar com cobranças insistentes, porque ele não se considera um devedor e tende a se sentir humilhado com muitas cobranças.
É importante que o credor saiba como cobrar este tipo de cliente para não desgastar a relação.
DEVEDOR NEGLIGENTE: Este é um dos perfis mais comuns de devedor. Ele não costuma ter uma vida financeira organizada e deixa de pagar seus compromissos por causa disso, esquecimento, confusão e falta de planejamento.
O credor deve ser mais incisivo nestes casos e estabelecer critérios e regras claras durante a cobrança, que costuma ser mais complexa.
MAU PAGADOR: Este é o perfil mais difícil de se cobrar, porque se trata do inadimplente que já está acostumado em receber cobranças. É um tipo de cliente que não se preocupa em pagar seus compromissos e nem em ter o “nome limpo” no mercado.
A cobrança precisa ser mais firme com pessoas neste perfil e não é preocupação do credor em manter o relacionamento. Às vezes, será necessário utilizar a cobrança judicial com este perfil.
Identificar a qual destes perfis pertence seu cliente inadimplente facilitará suas decisões no momento de efetuar a cobrança.
Como cobrar um cliente inadimplente?
A cobrança tem por objetivos compreender o que motivou o atraso no pagamento do compromisso e conhecer melhor o cliente.
Estas informações são cruciais para a definição das estratégias de cobrança que serão adotadas e quais ferramentas serão utilizadas.
A cobrança precisa ser o mais eficiente possível, afinal a empresa está investimento recursos para receber algo que já é dela por direito. Portanto, é preciso se preocupar:
- Com o custo da cobrança;
- Se a empresa quer manter ou não relacionamento com o cliente inadimplente;
- Qual será o impacto financeiro se a cobrança não for bem-sucedida.
Existem basicamente dois tipos de cobrança:
- Cobrança amigável ou extrajudicial
- Cobrança judicial
COBRANÇA AMIGÁVEL
A cobrança amigável pode ser realizada de diversas formas e com a utilização de inúmeras ferramentas e tecnologias.
Muitas empresas hoje realizam inclusive a cobrança preventiva, que consiste em um contato com o cliente ante do vencimento da dívida, para se evitar a inadimplência. Esta consiste no envio de uma mensagem por e-mail, WhatsApp ou SMS alertando sobre o compromisso que está prestes a vencer.
Quando o cliente se torna inadimplente, o primeiro passo é entrar em contato com ele para saber o motivo da inadimplência e quando ele pretende quitar a dívida.
Para isso, uma das mais eficientes ferramentas é o contato telefônico por permitir interagir melhor com o cliente e estreitar os laços. Mas é preciso estar atento a questões como o horário para a ligação e a o teor da mensagem, forma de abordagem, dentre outros.
Outras ferramentas utilizadas para a cobrança são:
- SMS, e-mail;
- Aplicativos de mensagens: WhatsApp, Telegram.
- Cartas, cartas com boletos;
- Notificação em APPs (se a empresa possuir um APP);
- Notificações extrajudiciais;
- Cobrança via cartório;
- Inclusão do devedor em cadastros de proteção ao crédito como Serasa e SPC.
A utilização destas ferramentas, a forma de abordagem, a periodicidade dos contatos depende dos objetivos da cobrança, do valor devido pelo cliente, do perfil do cliente e da disponibilidade da empresa em utilizar destas ferramentas.
Esgotadas as possibilidades da cobrança amigável, o credor pode passar para a cobrança judicial.
COBRANÇA JUDICIAL
Este tipo de cobrança consiste em tentar receber do cliente através de ações judiciais, ou seja, o credor da dívida pede ajuda ao Estado na cobrança do devedor. Então um Juiz será a autoridade legal que decidirá sobre o processo de cobrança.
O devedor será intimado por um Oficial de Justiça a comparecer numa audiência, na qual o Juiz decidirá como será resolvida a inadimplência.
Este tipo de cobrança possui custos maiores que a cobrança amigável e é recomendável a contratação de especialistas que auxiliarão no processo.
Se sua empresa precisa cobrar clientes inadimplentes, preencha o formulário abaixo que iremos te ajudar.
A Protense disponibiliza diversas ferramentas para te ajudar neste momento tão importante.
Temos desde ferramentas para ajudar na análise do perfil do devedor, ferramentas de localização, scoring de recuperação de crédito e acesso aos sistemas de inclusão de devedores em bancos de dados de proteção ao crédito com abrangência nacional.
Tudo isso, custando pouco e entregando muito resultado.
Protense. Oferecer soluções inteligentes, customizadas e eficazes faz parte da nossa natureza.