Ter uma política de análise de crédito é fundamental para sua empresa evitar perdas com inadimplência. E sobretudo com fraudes.

Isso mesmo! A análise de crédito tem como um dos objetivos ajudar você a identificar clientes fraudadores e evitar perdas vendendo para eles.

Diferente de um cliente inadimplente que não teve condições de pagar pelo que comprou por algum motivo, o fraudador não tinha nenhuma intenção de pagar pela sua compra, tendo como objetivo gerar o prejuízo intencionalmente a quem lhe vendeu.

E se você efetuou uma venda para um golpista, suas estratégias para recuperação deste prejuízo deverão ser tomadas em âmbito criminal.

Mas mesmo a melhor política de crédito não garante que você não terá nenhum cliente inadimplente.

Isso porque as situações podem mudar. Por isso, que é preciso consultar os clientes a cada compra que eles fizerem.

Mas chegou o dia de receber do seu cliente e ele não te pagou. O que fazer?

Se você fez o cadastro do seu cliente e analisou o crédito ao vender, você tem grandes chances de receber.

TIPOS DE INADIMPLENTES

Há quatro perfis básicos de inadimplentes.

DEVEDOR VICIADO: Este é o menos problemático apesar do nome. Ele não se torna inadimplente por falta de recursos para cumprir com seus compromissos. Sua inadimplência é decorrente de falta de organização, esquecimentos.

Estes devedores geralmente tentam negociar a isenção de juros mas costumam pagar numa primeira cobrança ou até antes, sem maiores complicações.

DEVEDOR OCASIONAL: Diferente do primeiro perfil, o devedor ocasional costuma ser organizado com suas contas, procurando sempre mantê-las em ordem. A inadimplência neste caso, acontece por algum motivo pontual.

Este inadimplente costuma se melidrar com cobranças insistentes, porque ele não se considera um devedor e tende a se sentir humilhado com muitas cobranças.

É importante que o credor saiba como cobrar este tipo de cliente para não desgastar a relação.

DEVEDOR NEGLIGENTE: Este é um dos perfis mais comuns de devedor. Ele não costuma ter uma vida financeira organizada e deixa de pagar seus compromissos por causa disso, esquecimento, confusão e falta de planejamento.

O credor deve ser mais incisivo nestes casos e estabelecer critérios e regras claras durante a cobrança, que costuma ser mais complexa.

MAU PAGADOR: Este é o perfil mais difícil de se cobrar, porque se trata do inadimplente que já está acostumado em receber cobranças. É um tipo de cliente que não se preocupa em pagar seus compromissos e nem em ter o “nome limpo” no mercado.

A cobrança precisa ser mais firme com pessoas neste perfil e não é preocupação do credor em manter o relacionamento. Às vezes, será necessário utilizar a cobrança judicial com este perfil.

Identificar a qual destes perfis pertence seu cliente inadimplente facilitará suas decisões no momento de efetuar a cobrança.

Como cobrar um cliente inadimplente?

A cobrança tem por objetivos compreender o que motivou o atraso no pagamento do compromisso e conhecer melhor o cliente.

Estas informações são cruciais para a definição das estratégias de cobrança que serão adotadas e quais ferramentas serão utilizadas.

A cobrança precisa ser o mais eficiente possível, afinal a empresa está investimento recursos para receber algo que já é dela por direito. Portanto, é preciso se preocupar:

- Com o custo da cobrança;

- Se a empresa quer manter ou não relacionamento com o cliente inadimplente;

- Qual será o impacto financeiro se a cobrança não for bem-sucedida.

Existem basicamente dois tipos de cobrança:

  1. Cobrança amigável ou extrajudicial
  2. Cobrança judicial

COBRANÇA AMIGÁVEL

A cobrança amigável pode ser realizada de diversas formas e com a utilização de inúmeras ferramentas e tecnologias.

Muitas empresas hoje realizam inclusive a cobrança preventiva, que consiste em um contato com o cliente ante do vencimento da dívida, para se evitar a inadimplência. Esta consiste no envio de uma mensagem por e-mail, WhatsApp ou SMS alertando sobre o compromisso que está prestes a vencer.

Quando o cliente se torna inadimplente, o primeiro passo é entrar em contato com ele para saber o motivo da inadimplência e quando ele pretende quitar a dívida.

Para isso, uma das mais eficientes ferramentas é o contato telefônico por permitir interagir melhor com o cliente e estreitar os laços. Mas é preciso estar atento a questões como o horário para a ligação e a o teor da mensagem, forma de abordagem, dentre outros.

Outras ferramentas utilizadas para a cobrança são:

- SMS, e-mail;
- Aplicativos de mensagens: WhatsApp, Telegram.
- Cartas, cartas com boletos;
- Notificação em APPs (se a empresa possuir um APP);
- Notificações extrajudiciais;
- Cobrança via cartório;
- Inclusão do devedor em cadastros de proteção ao crédito como Serasa e SPC.

A utilização destas ferramentas, a forma de abordagem, a periodicidade dos contatos depende dos objetivos da cobrança, do valor devido pelo cliente, do perfil do cliente e da disponibilidade da empresa em utilizar destas ferramentas.

Esgotadas as possibilidades da cobrança amigável, o credor pode passar para a cobrança judicial.

COBRANÇA JUDICIAL

Este tipo de cobrança consiste em tentar receber do cliente através de ações judiciais, ou seja, o credor da dívida pede ajuda ao Estado na cobrança do devedor. Então um Juiz será a autoridade legal que decidirá sobre o processo de cobrança.

O devedor será intimado por um Oficial de Justiça a comparecer numa audiência, na qual o Juiz decidirá como será resolvida a inadimplência.

Este tipo de cobrança possui custos maiores que a cobrança amigável e é recomendável a contratação de especialistas que auxiliarão no processo.

Se sua empresa precisa cobrar clientes inadimplentes, preencha o formulário abaixo que iremos te ajudar.

A Protense disponibiliza diversas ferramentas para te ajudar neste momento tão importante.

Temos desde ferramentas para ajudar na análise do perfil do devedor, ferramentas de localização, scoring de recuperação de crédito e acesso aos sistemas de inclusão de devedores em bancos de dados de proteção ao crédito com abrangência nacional.

Tudo isso, custando pouco e entregando muito resultado.

Protense. Oferecer soluções inteligentes, customizadas e eficazes faz parte da nossa natureza.
 

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